domingo, 23 de outubro de 2011

Pentateuco


O Pentateuco ( do grego, "os cinco rolos" ), são os cinco primeiros livros da Bíblia. Sua autoria é atribuída a Moisés, um dos patriarcas dos judeus.
O Pentateuco contém os livros de Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
O Primeiro Livro de Moisés Gênesis ( do grego "nascimento", "origem" ), narra uma visão mitológica desde a criação do mundo, até a chegada do povo judeu ao Egito através da história de José.
O Segundo livro de Moisés Êxodo ( significando em grego "partida" ), relata o início da escravidão do povo de Israel no Egito, sua posterior libertação e aliança com Deus. Onde Deus entrega a Moisés as duas tábuas de pedra contendo os Dez Mandamentos.
O Terceiro Livro de Moisés Levítico contém as leis de Deus sobre sacrifícios, pureza e outros assuntos relacionados com a adoração. Basicamente é um livro teocrático, isto é, seu carácter é legislativo.

O Quarto Livro de Moisés Números conta como Deus organizou o seu povo em doze tribos de Israel, descendentes dos doze filhos varões de Jacó, e como este a transformou numa assembleia santificada.
O Quinto Livro de Moisés Deuteronômio contém discursos que reforçam a ideia de que servir a Deus não é apenas seguir sua lei. Moisés enfatiza a obediência em consequência do amor: "Amarás a Jeová teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e com todo o teu entendimento". Também é enfatizado o "caminho da bênção e da maldição", no qual Deus previne o povo a seguir seus mandamentos, pelos quais o povo ou seria abençoado, ou receberia maldições, porém, caso se arrependesse e voltasse a seguir de coração a Deus, ele se arrependeria e perdoaria o povo.

São esses primeiros cinco livros que serão estudados nesta primeira parte de nossos estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário