domingo, 11 de dezembro de 2011

Gênesis 6. 1 a 22

1. E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
2. Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
3. Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
4. Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.
5. E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
6. Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
7. E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
8. Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR.
9. Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.

10. E gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé.
11. A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.
12. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.
13. Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.
14. Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.
15. E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura.
16. Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.
17. Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará.
18. Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.
19. E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão.
20. Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida.
21. E leva contigo de toda a comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, a ti e a eles.
22. Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.

Deus se arrependeu de ter feito o homem ( versículo 6 ).
Porém, sabemos que Deus não é homem para que se arrependa ( Números 23.19 ). Então, esta passagem nos revela que Deus já havia eleito Noé para ser um Tipo de Cristo, por isso precisava agir de forma que obrigasse a Noé, a interceder por nós assim como Cristo faz hoje ( 1 Timóteo 2.5 ). E vemos que Noé levantou o seu clamor para salvar seu povo ( versículo 8 ).
No versículo 9 vemos que, assim como Enoque, Noé "andou com Deus". E no versículo 12 que o mundo havia corrompido "seu caminho". É o mesmo que dizer que enquanto Noé estava "NA PALAVRA", o resto do mundo estava seguindo suas próprias doutrinas e religiões.
Noé construiu a arca ( que nos tempos de Davi é representada pela arca da aliança ), para escapar do dilúvio, que Deus enviou a terra.
A arca foi feita de madeira de "gofer", que foi traduzida como cipreste. Porém como cipreste é uma madeira que não estraga na água, fica evidente que não poderia ser ela a madeira com que Noé faria a arca. Este fato é revelado pela ordem para untar a arca com betume.
Ou seja, a arca representaria o ser humano ( Marcos 14.38 ) que é fraco, mas quando é ungido pelo sangue de Cristo, se torna protegido, de forma a não ser mais destruído pelo Diabo.
Outro detalhe é que a arca deveria ter 3 pavimentos ( versículo 16 ), representando as 3 etapas da vida do cristão: batismo, justificação e santificação.
O dilúvio foi o batismo das águas, repetido por Moisés no Jordão ( Êxodo 14. 21 a 22 ), e por João Batista ( João 1.33, Lucas 3.16, Marcos 1. 7 a 8, Mateus 3.11 ).
Noé entrou na arca, levando todos aqueles que aceitaram a PALAVRA DE DEUS, e assim, realizou a vontade de Deus ( versículo 22 ).
Os "Tipos de Cristo" e as "3 etapas da vida do cristão" serão explicadas em nossos ESTUDOS COMPLEMENTARES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário