quinta-feira, 8 de novembro de 2018

A Ordem da Igreja - Parágrafos 127 à 208

A ORDEM DA IGREJA 
26 DE DEZEMBRO DE 1963
JEFFERSONVILLE - INDIANA - EUA
tradução - GO


127. Agora, me apressarei tão rápido quanto possa, irmão. Somente tenho como duas ou três perguntas mais e então concluiremos.
Pergunta n° 8:
Irmão Branham, até onde pode ou deve ir um diácono para manter a ordem na igreja? Devemos nós manter a ordem ou esperar até que o irmão Neville nos diga que devemos fazer?”.

128. Esse não é o trabalho do irmão Neville, esse é teu trabalho. Veem? Você não diz ao irmão Neville que vá pregar, como pregar. Vê? Diáconos, esse é trabalho de vocês. Vocês devem fazer isso. Ocupem-se disso. Não pertence ao irmão Neville, esse é teu trabalho. Vê?

129. Agora, se um policial está na rua e vê a um homem roubando uma propriedade do cofre de um automóvel, deveria ele chamar o chefe e dizer-lhe: Agora Sua Excelência, aqui estou trabalhando para você nesta força policial. Agora, vejo a um homem aqui na rua e está roubando os pneus de um carro. Me pergunto qual seria sua opinião acerca disso? Veem? Isso não seria sensato. O seria? Não, senhor. Se está fazendo algo mal, arraste-o.

130. E se um homem ou alguém está fazendo algo mal aqui na igreja, detenha-o, falem-lhe. Não seja arrogante, porém se não fazem caso, falem de maneira que eles entendam o que você está falando, vê. Como você diz a um menino – vá ali atrás e ele está se comportando mal. Diáconos, permaneçam dois na frente e dois atrás. Nestes cantos ou algum lugar como assim e observe detidamente aos renegados e ao todo o que entra assim. Veem? E estejam alertas, permaneça no posto do dever, esse é teu assento ou para-te ao lado da parede e observa a todo que entra.

131. O diácono cuida da Casa de Deus. Se alguém entra, fale-lhe. Esteja ali para saudar-lhes, dê-lhe um aperto de mão. Tu és o policial. Poderia apontar-lhe o guarda roupa, ou onde se assentar. Poderia dar-lhe um hinário ou algo. Ou, “Nos agradaria que você se regozijasse aqui e orasse, estamos contentes que esteja conosco esta noite”. Leve-lhes diretamente a seu lugar, e diga-lhes: “Gostaria de estar mais perto ou gostaria de estar aqui atrás?” Ou o que for. Isso é hospitalidade.

132. Um policial ou um diácono é a polícia militar do exército. Cortesia, mas com autoridade, veem? Vocês sabem o que é uma polícia militar. Realmente se ele realiza seu direito creio que ele é como um capelão. Veem? É cortesia e tudo. Porém ainda assim ele tem autoridade, veem? Se entram os novatos e se embriagam, ele os põe em seu lugar. Assim que o diácono é para colocar-lhes em seu lugar.

133. Agora recorde, o diácono é o policial e o ofício do diácono é realmente mais severo que a maioria dos ofícios na igreja. Não conheço um ofício mais severo que o ofício do diácono. Isso é certo. porque ele tem um verdadeiro trabalho e é um homem de Deus. Ele é o homem de Deus tanto quanto o é o pastor. Certamente que o é, ele é o servo de Deus.

134. Agora os administradores. A única coisa é que estão em dever para com Deus para que cuidem do dinheiro. As coisas que acontecem dessa forma. Eu lhes contei acerca dessas gravações e de outras coisas que acontecem aqui para o edifício e os reparos e adquirir o dinheiro e coisas, para isso é o administrador. Os diáconos nada tem a ver quanto a propriedade e o dinheiro, e tão pouco o administrador tem a ver com o serviço do diácono.

135. Agora, se os diáconos desejam pedir ajuda dos administradores em qualquer coisa, ou os administradores aos diáconos, todos vocês estão trabalhando juntos, porém este é teu dever. Veem? Bem.

136. Agora, não pergunte ao irmão Neville. Se o irmão Neville te pedes que faças algo, pois este é teu pastor. Com cortesia. Amor e tudo te diz: “Irmão Carl, irmão Hiclerson e irmão Tony ou alguém, vá ver o que sucede ali no canto”. No posto do dever nessa forma, como vocês sabem, aí há um verdadeiro varão de Deus.

137. Recordem vocês que não estão trabalhando para o Tabernáculo Branham, tão pouco estão trabalhando para o irmão Neville ou para mim, estão trabalhando para Jesus Cristo. Vê. Para Ele é que trabalham. E Ele espera a tua lealdade ao mesmo como espera do pastor ou de qualquer outro. Ele espera tua lealdade e queremos mostrar nossa lealdade.

138. Agora, algumas vezes se torna difícil, é difícil fazê-lo ou vê-lo. Um ministro assentado aí, ao qual amo com todo meu coração, verdadeiramente tenho que tratar, porém em amor tenho que ajudar-lhe. Veem vocês? E vieram a mim e me disseram: “Irmão Branham, você é uma pessoa maravilhosa. Por que você não se compromete um pouquinho nesse batismo e nisto, naquilo e naquilo outro? Isso é apenas uma afirmação e esta Semente da Serpente”.

139. Eu disse, Irmãos, eu lhes amo; porém agora tomemos a Escritura e vejamos quem está bem ou mal. Veem? Tenho que…

140. Oh, não. “Agora irmão Branham, lhe digo que estás errado”. Veem? Repreendendo-me. Bem.

141. Lhe disse: Bem, talvez o esteja. Se estou, seguramente me explicará. Você sabe onde estou errado, mostre-me onde estou e me corrigirei. Veem? A mesma coisa.

142. Então não é de minha incumbência dizer a esse moço que se assente. Agora, o diácono é o guarda da Casa de Deus e a guarda em ordem. Isso é o que diz a Escritura. Venham a mim se tem qualquer outra coisa para que a façam os diáconos. Veem? Aí está o mesmo assunto, porém é teu dever fazer isso. Ponha-se firme e…

143. Não tens que perguntar a ninguém, esse é teu dever. O irmão Neville não tem que perguntar a ninguém. A igreja não tem que perguntar – quero dizer, os administradores não tem que perguntar ao irmão Neville se ele quer que repare o teto. Não, não. Isso não corresponde ao irmão Neville, nem tão pouco a mim. Isso corresponde a você.

144. Da mesma maneira o pastor com os diáconos. “Que você vai pregar?” Não quero que vocês façam isto, não é assunto seu dizer isto. O pastor está sob Deus. Veem? Se o irmão Neville prega uma mensagem que o Senhor nos tem dado, todos estamos juntos nisto. E se eu digo ao irmão Neville algo mal, Deus me tem responsabilizado por isso, isso é certo. Assim sendo, Deus é o chefe de tudo. Veem? Nós apenas trabalhamos como Seus embaixadores aqui no Seu escritório. Veem? “Por favor ( A próxima pergunta creio que teremos mais uma e logo concluiremos ) Por favor explique como deve operar o dom de línguas em nossa igreja ( Já expliquei isso ) quando pode ser posta em ordem a igreja quanto aonde devem operar os dons? ( Acabamos de explicar isso ).
Quantos Natal…” pode você ver isso? ( Billy Paul ajuda ao irmão Branham lendo a palavra “instrumentos” – Ed. ) Oh!…
Quantos instrumentos devemos ter na igreja além do órgão e do piano?

145. Bom, depende se vocês tem uma banda de cordas ou o que tiverem. Não entendo o que isto significa, mas o órgão e o piano são propriedade da igreja. Agora, se o diretor de hinos tomar noção por ter trombetas e diferentes e assim sucessivamente como isso. E alguém vem à igreja e estão numa banda e tocam estes instrumentos, desde logo isto é com os administradores, que se ocupem entre si e vejam se tem dinheiro para comprar seus instrumentos e assim sucessivamente, ou o que for nessa forma. Essa é a pergunta.

146. Porém se eles tem seus próprios instrumentos e são membros aqui de uma banda, não só uma pessoa que vem e toca de vez em quando e se vai. Tem que ser uma banda na igreja. A igreja não comprará uma trombeta a um homem que toca aqui e amanhã pela noite em algum outro lugar e vem de vez em quando e toca um pouco. Não, senhor; tem que ser uma banda daqui mesmo. Uma banda organizada com um líder. Então a igreja lhes fala quanto a comprar o instrumento.
Por favor explique, como podem os diáconos manterem as pessoas no santuário antes… ( O irmão Branham pede que lhe ajudem a ler a pergunta, e diz: ) manter as pessoas caladas antes e depois do serviço?

147. Muito bem, sugerirei isto irmão. Agora, aí há uma grande coisa. Desejaríamos ter mais tempo para dedica-lo, porque significa algo para nós. Veem? Agora, a igreja não é uma…

148. Agora, segundo disse, os diáconos são a polícia da igreja. Porém a igreja não é uma casa de reunião geral para confraternidade, amizade e passa tempo. A igreja é o Santuário de Deus, aqui vimos.

149. Agora, se queremos nos cumprimentar, eu irei à tua casa e virás à minha. Vamos à casa um do outro e nos saudaremos. Não está correto brincar na igreja e falar e coisas semelhantes. Quando vimos aqui, eliminemos o assunto completo de nossa mente. Se vimos aqui…

150. Vejam como fazíamos anos atrás. A irmã Gertie era a pianista quando eu era o pastor aqui; tinha que ser pastor, diácono, administrador e tudo demais que fosse. Veem? Porém tinha que faze-lo, agora vocês não tem que faze-lo nessa forma. Veem? Porque tem homens para realiza-lo. Eu tinha cooperadores. O irmão Stuart e todos eles na porta tinham livros amontoados ( na porta ) e assentados numa cadeira e quando alguém entrava, lhes mostravam o lugar para guardar o casaco ou lhes ajudavam a conseguir assentos. Lhes davam um hinário e lhes pedia que estivessem em oração. Então todos permaneciam em seus assentos e oravam silenciosamente até o tempo de começar. Veem? E então a hora de começar se levantava a pianista, a irmã Gertie e começava a música quando as pessoas se reuniam.

151. Sugeriria que o organista subisse com alguma música suave. Se ela não pode estar aqui, ponham uma gravação dela e uma música, uma música suave e sacra; e se as pessoas começam a falar e a se comportarem dessa forma, que um dos diáconos vá ao microfone do púlpito, e diga: “Psiu!…” Dessa maneira. Diga: Queremos que venham aqui ao Tabernáculo para adorar, não façamos barulho, escutem a música, tomem assento e assentem-se. Seja reverente. Veem? Ore e leia a Bíblia. Aqui no santuário é onde mora o Senhor e queremos que todos sejam bem reverentes e adorem. Não que estejam caminhando e falando antes do serviço. Reúna-te se tens vindo aqui para falar com o Senhor. Veem? Ore em silêncio ou leia a Bíblia. Veem?

152. Quando me dirigia à igreja de Mármore de Norman Vicente Peele – vocês tem ouvido dele. Veem? – visitei ao grande mestre de psicologia, vocês sabem. E entrei em sua igreja, e pensava que gostaria que meu tabernáculo fizesse isso de novo. Aqueles diáconos se punham na porta tão logo quanto você entrava. Eles tinham seu papel de anotações da Escola Dominical, o toma e o escreve; tinham que esvazia-lo três vezes. Só cabia 400 ou 500 ( vocês sabem ) e Nova York que é um lugar grande e ele é um homem popular. E creio que ele tinha uma classe às dez e outra às onze. Repetia o mesmo sermão exatamente o mesmo serviço, o mesmo pedaço de papel. Porém quando concluíam, creio que tinham exatamente 5 minutos para a igreja; ninguém podia entrar até que… que saíssem e então os diáconos abriam e entrava outra congregação. E tinham assentos de madeira. Vocês sabem, entras assim e assentas em bancos. Abres a porta e vês uma antiguidade. Creio que a igreja tem estado aí por 200 anos.

153. E nessa igreja podias ouvir cair um alfinete em qualquer lugar e todos estavam em oração pelo menos 30 minutos antes que soasse a primeira nota no órgão, o prelúdio. E todos em oração. E pensava quão maravilhoso é. Então quando o ministro – creio que tocavam o prelúdio como que por três ou cinco minutos. “Quão grande és”, ou algo parecido. E quando o tocavam, todo deixavam de orar e atendiam o prelúdio. Mudava da oração ao prelúdio. E então quando tocavam isso, o líder do coro dirigia o coro. Logo tinham o hino congregacional e o coro. E logo estavam prontos para sua classe de Escola Dominical. Veem? E quando terminava, não ocorria outra coisa senão a adoração divina todo o tempo. Para isso íamos ali.

154. E creio que seria uma coisa boa se nossa igreja ( apenas estou dizendo isto ) se eles o faziam, façamos. Se alguém faz algo, creio que seria uma boa coisa. Se há algo bom, façamos. Veem/ Só prossiga e pare ali e se eles começam pela manhã ou algo parecido, como as pessoas visitando; apenas deixe que um dos diáconos ou alguém suba ali e diga: Aqui no tabernáculo se tem feito uma regra.

155. Eu não sei se eles fazem, talvez o fazem; nunca o ouvi, vocês veem? Nunca estou aqui antes do serviço.

156. E quando entram e começam a falar, que alguém suba ali e “Psiu!…” Isso dá um pouquinho de tempo à irmã. Que suba ali e comece a tocar o hino. Se não a tem, ponham uma gravação. Veem? Ou a música de órgão, e diga: Agora há uma nova regra no tabernáculo. Quando entramos aqui não devemos sussurrar ou falar, apenas adorar. Veem? Agora, dentro de uns quantos minutos começará o serviço. Enquanto isso, leia a Bíblia ou incline sua cabeça, ore silenciosamente.

157. E numas quantas vezes assim todos aprenderão. Veem? Ouves a alguém falando, pois se prossegue por longo tempo depois de um momento chegas a um lugar onde alguém fala; vês alguém falando e a ninguém mais. Veem vocês? Agora bem, aproxime-se e diga-lhe: “Adore”, Vê você? “Esta não é uma casa para falar, é uma casa de adoração. Entendes?” Creio ser suficiente.
Por favor explique como deve ser considerado no santuário?” ( Se isso é tudo, é certo; assim é ).
Muito bem, aqui está a última:
Irmão Branham, quando tivemos oportunidades ao princípio do serviço…” ( tivemos “queixas”. Está escrito bem pequeno. Tivemos queixas, não é assim? ) tivemos queixas ao princípio do serviço ( vejamos ) temos hinos, testemunhos e oração, pedidos de oração, cânticos especiais e talvez chegamos à mensagem às 11:00 ou depois, porém já não temos muito tempo para a Palavra. Algumas pessoas se impacientam e se vão antes que termine. Por favor, explique quantas canções e a que hora começa a mensagem? Algumas vezes temos pedidos de oração e termina num serviço de testemunho. muitas coisas não parecem corretas a essa hora.

158. Agora espero haver entendido isto. Billy trata de ajudar-me aqui. Se na gravação tem a alguém numa reunião e o serviço atendendo ao que isto era, é Billy tratando de me ajudar a ler, porque está escrito bem pequeno e não o podia entender. Entender a ideia geral. Se trata de quantos hinos se devem cantar antes de começar o serviço. A que hora deve começar o serviço?

159. Agora, a primeira coisa que quero fazer aqui é uma confissão. E quando estou errado quero admitir que o estou. Veem? E aqui faço uma confissão, que sou o líder disso. Porque tem sido eu o que tenho prolongado estes serviços e coisas, isso é o que tem metido a igreja nessa rotina ( veem? ) de fazê-lo assim. Porém não deveria ser. E agora recordem, lhes estou falando a todos hoje domingo à noite. Se o Senhor permite, estou tratando de encurtar muitos de meus serviços de agora em diante, ainda que tenha que ficar uma semana mais; fazê-los de 30 a 40 minutos de duração ao máximo. Para meus serviços.

160. Porque tenho falhado nisso: Que um serviço se prolongue e se dá a mensagem no poder. Se te prolongas muito cansas as pessoas e não o entendem. A razão pela qual eu tenho estado cedendo, tenho sabido isso todo o tempo. Veem? Os oradores de mais êxito são os que exatamente tem… Jesus era um Homem de poucas palavras. Observe Seus sermões. Observe os sermões no dia de Pentecostes. Provavelmente tomou 15 minutos e então introduziu algo que trouxe três mil almas para o Reino de Deus. Veem? Direto ao grão. Veem?

161. E eu sou culpado. Porque a razão pela qual tenho feito isto, não é porque não soubesse nenhuma diferença, mas porque estou gravando. E estas gravações serão postas nas casas por horas e horas e horas. Porém no próximo domingo se inteirarão da razão pela qual tenho feito estas coisas. Posso dizê-lo agora mesmo na gravação. A razão pela qual tenho feito isso é por causa deste tremendo peso sobre mim por expor a Mensagem desta hora. Agora a Mensagem está exposta. Agora, só usarei 30 minutos ou algo como isso depois do primeiro do ano, em meus serviços onde quer que vá e tratarei de preparar o relógio para 30 minutos. E não mais de 40 ao máximo. Introduza a mensagem e faça o chamado de altar ou o que fores fazer, ou chame a fila de oração e não tome tanto tempo, porque esgota as pessoas. Eu sei isto. Porém notem aqui. creio que neste ano nem uma dezena de pessoas se tem levantado para se irem e algumas vezes lhes retenho aqui por duas ou três horas. Isso é certo.

162. Porque tenho estado gravando estas fitas que irão por todo o mundo. Veem? E as pessoas se assentam por horas e atenderão a isso e os ministros e assim sucessivamente. Alemanha e Suíça, África, Ásia e todo lugar. Veem?

163. Porém vejam, para o santuário, para a igreja, está bem se estás gravando uma fita e tens uma gravação de duas horas; gravas uma mensagem de duas horas. Porém se não estás gravando uma fita para algo como isso, encurte sua mensagem. Veem? Encurta nossa mensagem. Lhe direi o porque: algumas se detém facilmente, outras prolongadamente, dessa maneira. E tens que ser uma média entre isso.


164. E agora, muitas vezes arruinamos nossos serviços com testemunhos que molestam. Sei que sou culpado de fazê-lo. E quando costumava ter serviços na rua, algum irmão se põe de pé e oferece oração, e ora pelo prefeito da cidade, pelo governador do Estado, pelo presidente da nação e por todos nessa forma e por todos os pastores a seu redor, aos que conhece, um por um; e pela irmã Jones que está no hospital e coisas como essas e as pessoas de pé, caminhando pela rua, e então notem, elas se vão. Veem? Vocês os cansa.

165. Vejam, a coisa mais importante é que tuas orações longas sejam em secreto. Entre em seu quarto secreto e feche a porta, aí é onde podes orar todo o dia, toda a noite ou duas horas. Ore aí, porém aqui onde tens a atenção das pessoas, encurta tua oração e faça-a rápida. Tome a maior parte do tempo do serviço para a Palavra. Essa é a coisa mais importante. Pregue a Palavra tão forte quanto possas. Veem? Leve a Palavra às pessoas.

166. Esta é minha sugestão, confesso que sou culpado de promover isto. Porém lhes tenho dito porque promovi. Estou fazendo gravações de duas horas de uma mensagem para ser enviada a ultra mar e a toda parte. Veem? Porém a igreja não deve imitar isso. A mensagem de duas horas aqui no tabernáculo é para ser enviada a outros lugares. E envia-las assim.

167. Agora, aqui está tua ordem, deixe-me dar-lhes um exemplo. Estaria bem uma sugestão? Direi que a igreja deve ter suas portas abertas a uma hora em particular. Deixa que a congregação entre, que se toquem os hinos e que todo o mundo entre a adorar. Não a visitar e não lhes deixe visitar depois, despeça-os e que saiam. Não a visitar. Se desejam visitar, aí fora está o pátio. Porém este é o santuário, mantenha-o limpo. Agora, se o Espírito do Senhor está procedendo aqui, retenhamos ao Espírito do Senhor. Veem? Se não o fazem… minha palavra, se não o fazem, vai decair. Seguro que cairá, guardemos, esse é nosso dever. Por essa razão estou aqui nesta noite, mantenham esse assunto alinhado com estas ordens.

168. Agora vejam, direi isto, em geral a menos que demos algo em especial e lhes digamos que vamos gravar uma mensagem. Veem? Agora, se o irmão Neville tem uma mensagem que quer dar às pessoas, numa gravação ou algo, diga: “No próximo domingo à noite vamos fazer uma gravação de duas horas”. Ou uma gravação de três horas ou o que for. Vamos ter uma gravação de duas ou três horas ou o que for no próximo domingo pela noite e então as pessoas ficam sabendo. E então quando entram diga-lhes que essa noite vão gravar uma mensagem. E aqui tenho uma mensagem que quero gravar e enviar. Me sinto guiado a enviar esta Mensagem e vai ser gravada e será de duas, três horas ou o que for. Diga-lhes isto.

169. Porém em geral segundo faço quando vou a um lugar como essas reuniões dos Homens de Negócios ou me encontro em meus serviços de oração e me ponho ali e à noite anterior dou uma mensagem de três horas antes de ter qualquer serviço de cura. Veem vocês onde isso me põe? Veem? Na noite seguinte a congregação é a metade do que era. Veem? Não podem aguentar porque tem que ir trabalhar.

170. Sugiro isto, porque em geral… Ontem à noite observei ao irmão Neville quando pregava. Agora, sei que todos sabemos que foi uma mensagem sobressaliente. Tomei notas para usa-las em outras mensagens minhas. Isso é certo. “O caminho de escape”. Veem? E essa foi uma mensagem maravilhosa; viram como expressou rapidamente seu pensamento, veem, que terminou entre 35 minutos. Agora isso esteve bom. Em geral as mensagens do irmão Neville são assim. Veem? Isso não é longo. Veem? Porém onde arruínas o serviço é com todo essa blá, blá, blá antes de chegar a mensagem. Veem?

171. Onde você faz isso? Agora vejam. Não estou dizendo isso totalmente para vocês os administradores ou aos diáconos ou ao pastor, apenas estou dizendo a vocês para que vejam o que é a Verdade. E isto é o que deve ser. Isso é o que faz. Agora, todos vocês são mansos. Cada um de vocês são benévolos. Se não fosse assim, eu diria: “Todos menos o irmão Fulano de Tal, ele é benévolo: Todos estamos orando por ele”. Porém todos vocês são benévolos, pacientes, mansos, pessoas caladas. Isso é bom. Porém não seja um tímido por isso.

172. Jesus também era manso, porém quando chegava a hora de dizer coisas: “Está escrito, a casa de Meu Pai é casa de oração, e a tem tornado covil de ladrões”. Veem? Veem? Ele sabia quando devia falar e quando não. Isso é o que nós devemos fazer. Veem? E nunca houve uma pessoa como Jesus, Ele era Deus. E recordem, Ele ainda atuou como diácono na igreja. Veem? Ele tomou autoridade. Fez um azorrague de cordas e não esperou expulsa-los gentilmente. Lhes tirou a chicote ( Veem? ) da casa de Deus. Então Ele estava fazendo a parte de diácono como um exemplo para vocês os diáconos. Vê? Ele era um exemplo para vocês. E agora, “Escrito está, a casa de Meu Pai será chamada casa de oração”. Agora lembrem-se, naquele então Jesus era um diácono. Vocês sabem disso. Jesus estava fazendo o papel de um diácono.

173. Quando Ele lhes dizia o que havia de acontecer, estava tomando a parte de Profeta.

174. E quando eles lhe requereram que pagasse tributo, Ele estava tomando a parte do administrador. “Pedro, lance o anzol ao rio e o primeiro peixe que tirares terá uma moeda em sua boca. Pague-lhe”. Veem? Pague tuas dívidas. Daí a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

175. Ele era Pastor, Profeta, Administrador e Diácono. Seguro que o era. Assim, vês o que Ele fez. Que esse seja teu exemplo. Neste Tabernáculo Branham queremos que seja uma casa na qual Ele seja honrado com todo ministério e todo lugar. Que não hajam revogações. Haverá gentileza, doçura e bondade, porém assim direto ao grão. Todo homem no seu posto do dever. Veem? Essa é a forma que Ele o deseja. Ele nunca falava. Quando chegava a hora de chamar as coisas pelo nome, Ele o fazia. Quando chegava a hora de mostrar doçura, então Ele mostrava a doçura. Ele era dócil, amável e compreensivo, porém inflexível. Com Ele todas as coisas eram direto ao grão e fez isso para teu exemplo. Agora o Espírito Santo acaba de me dar isso, assim nunca havia pensado nisso, que Ele antes foi diácono, porém o foi. Ali Ele teve que ser diácono.

176. Quando chegava à parte do pastor, que dizia E-? “Fariseus cegos, guias de cegos”. Veem? Então estava tomando a parte de um pastor.

177. Agora direi isto. Digamos que seus serviços comecem às sete e meia. Se esta é a hora, então abra sua igreja meia hora antes, às sete. Deixe o pianista… diga a organista… Você a paga? Pagam vocês a organista? Pagam a ela ou ao pianista? O faz… O faz de boa vontade? Perguntem-lhe com gentileza se quer que lhe paguem, deem-lhe isso. Digam-lhe que queremos que venha meia hora antes do serviço. E se ela diz: “Bom, eu não posso”, ou algo, ou se queixa, então façam com que venha aqui e que grave alguma música suave de órgão, veem vocês? E que se ponha isso, ela não tem que vir todo o tempo. Ponha sua gravação. Que um dos diáconos ou Administrador ou o que abre a porta o conserve; que ponha a gravação e a deixe posta enquanto as pessoas vem. Veem? Se os diáconos não estão aqui, que o faça o administrador ou alguém que esteja aqui, e o toquem por meia hora.

178. Porém exatamente às sete e meia soe a campainha que está sobre a igreja. Ainda tem a campainha ali fora? Muito bem. Que a campainha soe as sete e trinta e isso quer dizer que não devemos caminhar de um lado para outro da igreja ou dar apertos de mão a Jones e tudo isso. Que o dirigente dos hinos esteja no trabalho. Se não há dirigente dos hinos, que os diáconos vejam que haja alguém que comece a dirigir os hinos quando essa campainha começar a soar. Abra seu hinário no número tal e tal. Veem? Que seja às sete e trinta em ponto.

179. Muito bem. Então tenham um hino congregacional e logo talvez um segundo hino congregacional. E se podem, de antemão falem a alguém para que dirija a oração. O pastor… O pastor não deve estar aí, o dirigente de hinos deve fazer isso, creio que é o irmão Capps. Ele saberá o que fazer. Que ele tenha a alguém ou que ele mesmo dirija a oração. Tenha a congregação em pé para orar. Veem? Levantem-se. E que alguém dirija a oração. Agora, se você não observa…

180. Agora, cremos que todos devem vir à casa de Deus e orar. Esse é o lugar para orar. Porém quando estás nesse santuário, disponha de seu tempo. Veem? Chame-lhes ao altar, te inteirarás… alguém estará aí por 15 ou 20 minutos, e te acabas o tempo.

181. Tua oração é no lar. Jesus disse: “Mas tu, quando orares, entra em teu quarto e feche a tua porta, e ore a teu Pai que vê em secreto e te recompensará em público”. Agora essa é a forma de orar, isso é o que Ele disse que fizesse.

182. Mas quando entrarem, que o dirigente dos hinos diga: “Bem, depois deste primeiro hino que alguém ore”. O que for. Só uma oração curta. Não te ponhas a orar por todos os governadores e assim sucessivamente. Deixem saber se há algum pedido de oração. Que o entreguem. Escreva-o e diga: “Esta noite oraremos e lembraremos a irmão Fulano de Tal, ao irmão Fulano de Tal que está no hospital Tal e Tal. Lembrem-se dele em suas orações enquanto oram. Irmão Jones, nos dirigirás a oração? Ponha-se de pé”. Vê? Que seja feito na plataforma. Diga a eles que se acostumem a isso. Se tens um pedido para oração, ponha aqui em cima. Não digas: “Quem tem um pedido pode dizer”. A primeira coisa é que alguém se levanta e diz: “Glória a Deus”, vocês sabem, e começa dessa maneira e verás que passará algumas vezes meia hora antes de se assentar. Veem?

183. Somos responsáveis por esta igreja, não pelas outras. Esta é nossa responsabilidade para com Deus. Esses ministérios são vossa responsabilidade para com Deus. Veem? A razão pela qual estou aqui nesta noite dizendo-lhes isto, é porque é minha responsabilidade para com Deus. E é tua responsabilidade obedece-las.

184. Agora, quando alguém põe alguém para dirigir a oração e quando o fazem – está bem. Que dirijam a oração e depois se assentem.

185. E se tem um hino especial; agora não direi que não estou de acordo e se alguém quer cantar um hino especial, anuncie à igreja. Digam-lhe que antes que comece o serviço que se dirijam ao dirigente de hinos para qualquer especial ou qualquer coisa que desejam cantar. Diga: “Bom, sinto irmão, gostaria de faze-lo, mas para esta noite tenho o meu especial. Talvez se puderes estar aqui em outra noite te incluirei no programa. Veem? Eu tenho escrito meu programa”.

186. Que o irmão Capps ou alguém dirija os hinos e tenha um dirigente de hinos, não importa quem seja e não lhes deixe comportar como se fosse o pregador. Veem? Que se ponha ali e dirija os hinos, esse é seu trabalho.

187. O pastor é o que prega. Veem? Não dirige os hinos. Ele não tem que dirigir os hinos. O dirigente dos hinos os dirige. Ele é responsável e quando chega a hora deve sair do escritório sob a unção do Espírito Santo. Ele não tem que estar na plataforma quando isso sucede. Que fique ali no escritório. Veem? Ou aqui atrás ou onde for. Quando for a hora virá aqui. vê. Quando ouvir esse último… se há um especial como um solo, dueto ou algo para terceiro hino. Vê?

188. Mas tendo dois hinos congregacionais, a oração se vai recolher a oferta e que cada homem esteja no posto de seu dever. Está muito bem. E enquanto cantamos o último hino: “Agora, se os cooperadores querem venham à frente para a oferta da noite”. Veem? E aqui se põem os auxiliares enquanto se acaba de cantar o – o hino. Diga: “Bem, vamos ter a oração agora”, e então ofereça a oração. “Queremos nos lembrar de Fulano de Tal e Fulano de Tal”, e leia-o do papel dessa forma, vocês sabem. Muito bem. Todos se ponham de pé. “Nos dirigirás em oração, irmão?” Então tudo termina.

189. Então enquanto eles cantam este segundo hino, ou o que for que estejam cantando; recolha a oferta se a vão recolher, e entregue-a. Eu escolheria o primeiro hino e então ter a oferta depois e logo continuaria com o segundo hino e assim por diante. E que o último seja para chamar o pastor. E tão logo que se cante esse último hino, que comece o órgão com o prelúdio. E o pastor se põe em marcha. Veem? Tudo está em ordem e todo mundo calado. Não se diria nada mais. Cada diácono em seu posto de dever. Sai o pastor e observa sua audiência.

190. Abre sua Bíblia e diz: “Esta noite leremos da Bíblia”. Quando formos ler a Bíblia, muitas vezes é bom dizer: “Em respeito à Palavra de Deus ponhamo-nos de pé enquanto lemos a Palavra”. E lhes diz: “Esta noite leremos do livro de Salmos”, ou o que for, ou ele elege um ou outro para ler. Que o leia o dirigente de hinos, o membro ou alguém que esteja com você, ou quem for. Porém seria melhor que você mesmo pudesse ler. E então leia nessa forma e logo tome seu texto e o tempo que deve usar, como que 30 minutos. Então já são como que oito horas.

191. E desde as oito horas até as oito e quarenta e cinco, em algum momento entre trinta a quarenta e cinco minutos da Palavra segundo o Espírito te der. Veem? Nessa forma. Introduza a Palavra na forma que Ele disser que o faças. Veem? Sob a Unção.

192. Então tens teu chamado de altar. Veem? “Se alguém aqui nesta igreja tem o direito de aceitar a Cristo como seu Salvador, te pedimos agora mesmo, lhe convidamos ao altar. Assim, ponha-te de pé”.

193. Veem? E se ninguém se põe de pé, diga: “Há algum candidato ao batismo, que se haja arrependido e deseje ser batizado na água para a remissão de pecados? Se desejas vir, estamos dando oportunidade agora. Se é assim, aproxime-se enquanto o órgão estiver tocando”. Veem?

194. Se ninguém vem, diga: “Se há alguém aqui que nunca tem recebido o batismo com o Espírito Santo e quer recebe-lo esta noite, e quer que oremos-…” Bom, talvez alguém se aproxima, então que dois ou três imponham as mãos e orem e o envie a um desses quartos. Aí haverá alguém com ele instruindo-lhe, diga-lhe como proceder com o batismo do Espírito Santo. A congregação está sempre nisso.

195. Se alguém se aproxima e deseja aceitar a Cristo e se põe junto ao altar para receber a oração, deixa que orem e diga: “Agora, inclina tua cabeça que vamos orar”, e lhe diga: “Crês nisso?” Qualquer coisinha que faça a congregação perder o tempo de alguma forma… envie-os diretamente ao quarto de oração e entre aí com eles ou envie alguém com eles e que a congregação siga adiante. Veem?

196. Nessa forma, veja, não lhes tem retido. E então diante de uns quantos, se ninguém vem, diga: “Haverá alguém que queira a unção com óleo para a cura? Aqui oramos pelos enfermos”.

197. “Bem, irmão Neville, gostaria de vê-lo em particular”. Bom, vá ao escritório. Leve-o um dos diáconos.

198. E vejam, “Irmão tenho algo que gostaria de dizer-lhe”. “Bem, um dos diáconos te levará ao escritório e imediatamente te verei depois do serviço”.

199. “Agora nos poremos de pé para concluir”. Vocês veem? E em tudo não se tem ido mais de uma hora e quarenta e cinco minutos. Veem? Com uma hora e meia se termina o serviço. Tens introduzido o mais importante. O consegues quando se faz. O conseguiste e todo o mundo está satisfeito e se vão ao lar se sentindo bem. Veem? Se não o fazes, escolha; esteja seguro de faze-lo bem. Veem? Agora vejam bem.

200. Eu tenho estado no púlpito quase 33 anos e ao redor do mundo. Nessa quantidade de tempo se aprende alguma coisa. Veem? Se não aprendes, melhor é que te detenhas. Isto eu aprendi, veem vocês? Se vocês estão tratando somente com os santos, se queres podes ficar toda a noite, porém não está tratando com eles. Estás tratando de agarrar a estes. Aqui estão os que está adquirindo. Tens que trabalhar em seu campo. Veem? E não os tragas aqui, então deixe vir a Palavra. E veem, não há nada que se possa comparar-Se te querem ver em relação com algo, está bem. Leve-lhes diretamente ao escritório, porém não retenhas a congregação.

201 E então as pessoas se levantarão e dirão: “Bom, tenhamos um bom serviço de testemunhos”, veem? Agora não me refiro a nenhuma crítica. Só quero dizer-lhes a Verdade. Encontrei que às vezes os serviços de testemunhos fazem mais mal que bem. Veem? Realmente é assim.

202. Agora, se alguém tivesse um testemunho bom na hora de um avivamento, vocês sabem. Está acontecendo um serviço de avivamento, alguém foi salvo e só quer dizer uma palavra. Bom, bendito Deus; deixe que descarregue sua alma, se ele quer fazer isso. Veem? Justamente na hora do avivamento: “Só quero dar graças ao Senhor pelo que Ele tem feito por mim. Na semana passada me salvou e meu coração arde com Glórias a Deus. Graças a Deus”. E se senta. Amém. Isso é bom e prossigam. Veem? Isso está bem.

203. “Porém quando ele diz: Agora, quem é o próximo? Ouçamos uma palavra de testemunho”. Agora, se vocês tem preparado um serviço, uma noite em particular para isso. Veem? Esta noite o está fazendo. Na próxima quarta-feira em vez de um serviço de oração, vai ser um serviço de testemunhos. Queremos que venham todos e será um serviço de testemunhos. Queremos que venham todos e será um serviço de testemunhos. E logo quando ele chega ao lugar para dar o testemunho, leia a Palavra, tenha a oração e então diga: “Temos anunciado que esta é uma noite de testemunhos”. Assim que, as pessoas testifiquem por essa hora ou 45 minutos, 30 minutos ou o que for, e prossiga nessa forma. Veem a que me refiro? Eu creio que ajudará a tua congregação. Se o fazes nessa forma.

204. Agora irmãos, está se tornando tarde; assim, isto é o melhor que sei. Vejo o que já em seus corações. Isto é o melhor que sei das perguntas que tem feito. De agora em diante já sabem: se há uma interrogação em sua mente, venham à gravação e escutem. Que se ponha a gravação se é para os diáconos, administradores, ou o que for. Ponha à congregação se a querem ouvir. Muito bem. E isso é o melhor que sei da vontade de Deus para este tabernáculo aqui na Oitava rua Penn. E essa é a forma que ordeno a vocês irmãos a que realizem isto sob a liderança do Espírito Santo, com toda bondade e amor, mostrando vossa graça diante das pessoas, que és um cristão e não um bebê que pode ser empurrado de um lado para outro. Isso significa um varão que está cheio de amor. Cheio de amor por Deus, como pela congregação. Veem a que me refiro?

205. Há alguma pergunta? A fita está por acabar-se e alguém está esperando. A que hora deve estar aqui? agora mesmo? Ele já vem por si. Muito bem, senhor.

206. Agora, sei que vamos sair agora. Se não há nada mais, alguma palavra, despeçamo-nos agora. Sim, irmão Collins, muito bem.

207. Bom irmãos, tenho apreciado estar aqui com vocês nesta noite e com o irmão Neville, os diáconos, os administradores, o Superintendente da Escola Dominical e com todos vocês. Confiamos que o Senhor lhes ajudará a levar a cabo estas ordens para o Reino de Deus. A razão pela qual tenho dito isto é porque creio que já tem crescido de meninos a adultos. Quando eras menino, falavas como menino e entendias como menino, porém agora és homem. Assim sendo, atuemos como adultos na casa de Deus, comportando-nos bem, honrando nossos ministérios, todo ofício, e honrando cada Dom que Deus nos tem dado. Ponhamos em ordem e com nossos Dons e ministérios honrar a Deus. Oremos:

208. Pai Celestial, esta noite te damos graças por esta congregação de varões que tem sido postos nos ofícios para levar a cabo a obra do Senhor que se está realizando aqui em Jeffersonville – nesta igreja. Deus, que Tua mão seja com eles. Ajude-os e abençoe-os. Que a congregação e as pessoas entendam e saibam que isto é para melhorar o Reino de Deus, que possamos converter-nos em homens de entendimento e conheçamos ao Espírito de Deus e saibamos o que devemos fazer. Conceda-o Pai. Agora despeça-nos com Tuas Bênçãos, e que o Espírito Santo nos cuide, nos guie e nos proteja e que sejamos encontrados fiéis no posto do dever. O rogo no Nome de Jesus Cristo. Amém.



ESTA MENSAGEM TAMBÉM PODE SER LIDA EM
A MENSAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário