segunda-feira, 5 de novembro de 2018

A Ordem da Igreja - Parágrafos 55 à 126

A ORDEM DA IGREJA
26 DE DEZEMBRO DE 1963
JEFFERSONVILLE - INDIANA - EUA
tradução - GO


55. Agora, depois do serviço, se uma pessoa se levanta e dá uma mensagem; se o pastor deseja deter-se por uns minutos e prosseguir, muito bem. Veem? Isso está da parte do pastor. Porém imediatamente, antes que essa pessoa saia do edifício, que o diácono lhe leve à parte e lhe fale a respeito. E se o põem em dúvida, tragam-no a esta gravação e diga: “Isto é o bispo da igreja…” o qual é o bispo. Veem? Assim se chamava na Bíblia. Veem? Assim que, esse é o bispo geral da igreja. Esta é a ordem, a maneira que nossa igreja se rege… Agora, nos agrada que nos visite e nos dê sua mensagem, mas se tens uma mensagem do Senhor, suba aqui e deixe-a na plataforma; e nosso ministro a lerá à congregação. Uma mensagem para esta congregação, mas que não seja repetição das Escrituras e coisas como estas. Deve ser uma mensagem direta às pessoas de algo que esteja por suceder ou algo que eles devem fazer. Tem entendido? Muito bem, agora:
3. Há alguma maneira melhor de manter ordem na igreja que não seja o acordo mútuo dos diáconos para manter se repetindo às pessoas?

56. Não. Acabo de explicar isso. Essa é a pergunta n°3. O dever do diácono é manter ordem na igreja, com mansidão, amizade e logo está… se na igreja alguém sai da ordem ou entra aqui como um bêbado ou alguém…

57. Como o que disparou no ministro ali na plataforma na outra noite. Vocês se inteiraram disso. Esse bêbado vinha com uma espingarda de cano duplo, chamando por sua esposa, e a feriu. Se dirigiu ao pastor, e o pastor lhe mostrou sua esposa ali assentada, porém ele ia disparar na própria igreja e o pastor começou a tratar com ele, e de uma vez… o homem com a espingarda se virou e disparou no pastor no púlpito, logo disparou em sua esposa e então disparou em si mesmo.

58. Agora, se houvesse havido um grupo de diáconos quando o homem entrou por essa porta com a espingarda, eles o haveriam agarrado e lhe haveriam tirado a espingarda das mãos. Veem? Isto é, diáconos ordenados. E agora, estas coisas na forma que as estão fazendo agora, podes esperar qualquer coisa. Porém recordem, os diáconos são os policiais na casa de Deus. Não importa o que pense qualquer outro. Muitas vezes um policial tem que ir e prender a alguém, talvez seja um de seus amigos. Porém ele jurou uma posição. De todas as maneiras tem que fazê-lo, essa é sua obrigação com o estado, vê.

59. Esse é o dever do diácono com a igreja, e se alguém salta e começa a interromper ao pastor ou algo ou outro assim, e o pastor está em sua mensagem; o diácono, dois ou três deles deve se aproximar dessa pessoa e dizer-lhe: “Podemos falar com você irmão?” Veem? Da igreja leve-o ao escritório ou a outro escritório e fale-lhe acerca disso. Diga: “Você não deve interromper”. De todas as maneiras sabes que por lei há uma grande multa por interromper um serviço, veem? Porém algumas pessoas, tais como o delinquente ou alguém que se mete entre vós e algum fanático religioso começa a comportar-se ridiculamente, então, se os diáconos virem que não o podem controlar, então que a junta de administradores ou qualquer outro na igreja, ajude a pessoa.

60. Agora, deixe-me fazer-lhes a pergunta outra vez: Há alguma maneira melhor de guardar a ordem na igreja que não seja recordando as pessoas com uma repetição dos diáconos ocasionalmente?

61. Agora, creio que de vez em quando o pastor põe esta gravação: que seja um testemunho. Os diáconos são os policiais, e sua palavra é lei e ordem. E eles tem a autoridade da igreja, e mesmo da lei da nação, para fazer da Casa de Deus um lugar correto. E qualquer que contradiga a um diácono assim, está sujeito de dois a dez anos na prisão federal. Você diz que se vão, e se eles não o fazem ou algo assim, e qualquer com uma conduta desordenada, não sabe o que está fazendo. Está se submetendo ou responsabilizando-se por toda classe de multas, a qualquer coisa.

62. E então, se alguém vem e chega ao ponto de estar saltando e desordenando, talvez falando em línguas ou algo, não estaria de acordo com isso. Veem? Por certo, deixe-os ir se são estranhos. Se são de nossa gente, vocês diáconos na noite seguinte tomem esta gravação e digam: “Agora vamos pôr a ordem da igreja antes de iniciar o trabalho e quero que todos entendem”. Vocês pastores e todos podem trabalhar juntos nessa forma.
4. Agora, irmão Branham, acerca da escola dominical? Pode ser antes do serviço de pregação? ( Bem ).

63. Sim, sempre o temos tido dessa forma. Dê a Escola antes do serviço de pregação. E isso dá oportunidade aos meninos a assistirem a Escola Dominical, terem suas classes despedidas, e se eles querem… Os meninos não vão entender e teriam que ficar todo o tempo do serviço de pregação e logo terem a Escola Dominical. Os meninos se cansariam. Que a Escola Dominical seja primeiro. Observe o tempo. Tenha uma hora fixa para reunir essa Escola Dominical. O Superintendente da Escola Dominical deve se encarregar disso, de que a Escola Dominical se reúna a uma hora determinada. Todas as Escolas Dominicais lhes permitem certa quantidade de tempo para esse propósito de despacha-los.
Pergunta 4b. O mestre para a classe de adultos deve ser algum outro à parte do pastor?

64. Se assim o tem resolvido. Se o pastor deseja ensinar na Escola Dominical e logo trazer a mensagem mais tarde, isso está bem, se ele quer fazer o duplo serviço. Mas se ele não o deseja, que tenha seu mestre de Escola Dominical para adultos (vê) para sua classe adulta. E se o pastor tem a alguém mais em mente e a pessoa deseja fazê-lo, dê-lhe trinta minutos ou o que vocês vão admitir em sua Escola Dominical, de 30 a 40 minutos, ou o que for.

65. E deve pôr uma campainha aqui e quando essa campainha soar, ou a campainha da igreja, significa que é para despachar a Escola Dominical. E quando soar essa campainha, significa que aí mesmo tudo esteja em ordem.

66. Haverá certa quantidade de tempo para um hino ou dois, os que vão cantar. Não demasiadamente por muito tempo. Cansará as pessoas ao retê-las por tempo prolongado. Veem? E toque a campainha, tenham um hino e o que vão fazer; logo enviem as classes a seus lugares e imediatamente quando chegar essa hora; digamos que vai ser às dez ou dez e quinze, dez e trinta ou o que for. Toque a campainha e cada mestre despeça suas classes, entre na audiência aqui e leiam o relatório ( o relatório da Escola Dominical ) e então despeça a todos e os que querem ficar para o próximo serviço de pregação, que sejam os seguintes, vê. Então está em ordem. Perguntas? ( Perguntam da audiência – Ed. ).

67. Oh, sim; um de três anos não pode entender o que entende um de 14 anos. Creio que explicarei isso mais detalhadamente. Quantas classes deve haver?

68. Deveriam colocar suas classes como pequenas classes que desejem ter… quadros de flanela. Isso é demasiado para um moço ou moça de 14 anos. Veem? Devem ter a alguém que se ocupe da classe dos meninos. Alguma mãe ou algo que saiba como cuida-los. Creio que nas demais classes deve ser alguém que esteja capacitado para apresentar a Palavra. Veem? E digamos que deveriam ser pelo menos três classes.

69. Deveria ter uma classe de meninos de cinco anos e o resto que forem menores que isto, que sejam cuidados pela mãe e se começa a se comportar mal, se for necessário, leve-o ao quarto de crianças enquanto durar a pregação. É para isso que é o quarto de crianças.

70. E creio que as classes devem ser preparadas com os meninos de 5 a 10 anos, algo assim. E logo os de 10 a 15 anos devem estar na classe dos adolescentes, e logo a dos adultos: os maiores de 15 anos. Porque hoje em dia são suficientemente maduros, podem obter emprego e já quase querem votar a essa idade. Assim sendo, devem estar capacitados para ouvir a Palavra. Que venham ao auditório principal e ouçam.
Quem deve ser os mestres?

71. Aí o tem. É sua parte escolher seus próprios mestres, e deves fazê-lo, ponha-os aí, escolham a alguém e apresente-o à igreja, e diga: “Quem aqui se sente dirigido pelo Senhor?” E escolham um mestre capacitado. Irmão, que seja feito estritamente o assunto. E se o mestre não se qualifica para isso, então mudem os mestres.

72. Quando suceder que sob inspiração de Deus eu sinta que Armen Neville não se qualifica mais como pastor daqui, o direi à igreja; crendo que vocês diáconos, não se qualificam como diáconos, direi à igreja que encontro que há certo diácono aqui fazendo algo que não deve fazer. Se ele não mantém seu labor e assim por diante, ou um Administrador ou o que for, eu não posso escolhe-lo ou tira-lo, a igreja tem que fazer isso. Porém eu certamente vou apresentar isso diante da igreja. Veem? Porque isso é o que se deve fazer. Se supõe que eu seja um bispo, estou suposto a fixar-me e ver que sucede. Temos que ir ao céu, não aqui para uma reunião ou algo para ter um bom momento e apressar-nos e nos ir a jogar bola. Aqui estamos tendo a coisa mais benigna que há no mundo: A Palavra de Deus. Deve ser dirigida em Ordem Divina.
Quem deve ser mestre?

73. Cabe a você seleciona-los. Eu escolheria uma anciã para cuidar dos bebês, alguma que possa fazer isso. Mas para os adolescentes escolherei algum mestre que seja severo. E não somente vir aqui e comer cachorros quentes. Isso estaria bem, se desejam cachorros quentes. Porém sustenha a Palavra. E há de ser que esta igreja não esteja depois… está bem o cachorro quente e um piquenique ao qual querem ir juntos e ter companheirismo, isso está bom, isso é o que deveriam fazer para entreter aos meninos. Porém aqui neste lugar está a Palavra de Deus. O cachorro quente é quando se reúnem ou algo assim, porém não na casa de Deus. E por certo sabemos que não cremos nestas loucuras de festas para divertir-se e toda coisa semelhante nos arredores daqui. Vocês sabem melhor que isso.
Quem deverá dirigir a escola dominical para mantê-la em ordem?

74. O Superintendente da Escola Dominical. Esse é negócio seu. Isso não tem a ver com os diáconos, administradores, pastores ou ninguém mais. Ele tem um ofício próprio. Não sei quem é o mestre da Escola Dominical. Porém esse mestre da Escola Dominical está suposto a ocupar-se que toda classe esteja em seu lugar e que cada professor esteja presente ou substituir o professor por outro se não está neste dia.

75. Então no domingo enquanto estão dando as lições, o Superintendente da Escola Dominical recolherá a oferta que tem ali. A coleta e o relatório Dominical de quantos há presente e quantas Bíblias tem em suas classes e assim sucessivamente, e faça um relatório disso. Então, antes do serviço de pregação ante a audiência, quando der o aviso para faze-lo, tenham o relatório ao terminar a Escola Dominical. Diga quantos professores e quantos assistiram e o total de toda a Escola Dominical, o total de ofertas e assim por diante. Os diáconos, os administradores e os pastores não tem que fazer isso, ninguém tem a ver com isso. Esse é o trabalho do Superintendente da Escola Dominical.

76. E então, se ele nota que a Escola Dominical necessita de algumas coisas, o apresenta à junta de administradores. E primeiro os Administradores se reúnem por este assunto, e logo averiguam com o tesoureiro se há suficiente fundo e assim sucessivamente; então isto se pode comprar. Se vocês necessitam de alguma coisa ou outra parte literatura ou o que for, ou algumas Bíblias ou algo. Eles querem comprar uma Bíblia onde sabem que podem encontrar a maioria das palavras e cotar a maioria das Escrituras, ou algum prêmio ou algo que vão presentear ou dizer que querem compra-la através da igreja, então isso deve ser apresentado aos diáconos e logo que eles vejam se tem o suficiente na tesouraria. Veem?

77. Então creio que isso responde as cinco perguntas concernente a isso.
Pergunta 5:
A próxima é: Irmão Branham, com respeito à ordem na igreja, temos tratado de ir conforme a forma que entendemos as ordens dadas na dedicação da igreja nova, e ao faze-lo assim, alguns se tem aborrecido e se foram da igreja e outros não prestam atenção a nada que dizemos, especialmente os meninos. Temos falado aos pais com respeito aos filhos e eles não cuidam. Agora, temos entendido mal ou o estamos levando a cabo na forma errada? Obrigado.

78. Agora, deixe-me responder isso à medida que sai. “Com respeito a ordem da igreja, temos tratado de ir conforme a forma que temos entendido” – dadas na dedicação da igreja nova.

79. Agora, isso é correto. Estão fazendo bem. Agora, creio que isso deve ser os diáconos, porque está aqui mesmo no trabalho dos diáconos. Bem. “E ao fazer assim, a miúde as pessoas se tem aborrecido conosco”. Tem se aborrecido comigo também. Se aborrecerão com qualquer um. Há algo nessa pessoa que se aborrece. Não estão bem com Deus, porque o Espírito de Cristo se sujeita ao ensinamento de Cristo, à Casa de Cristo, à Ordem de Cristo. Veem? E qualquer homem, pessoa ou menino que se aborrece com um diácono piedoso que lhes corrige ou qualquer pai que se aborrece com o diácono; realmente queremos a todos que possamos conseguir nesta igreja, mas se isso causa problema em algum outro lugar há algo estranho fermentando-se como acostumávamos dizer. Essa pessoa não está bem.

80. Se eles se vão se pode fazer uma coisa, deixe que se vão e ore por eles. Veem? Talvez alguns dos diáconos vão à igreja, ou alguma vez vão à casa e inteire-se porque se foram. E lhes pergunta o que houve de mal. E logo, trate de reconcilia-los, se pode. E se não pode, leve duas ou três testemunhas que possam entender. Se não entendem, então se diz diante da igreja, se são membros daqui da igreja.

81. Mas, se não são membros da igreja, por certo que não são membros desta congregação, já que tem sido ensinados a obedecer. Veem? Eles tem que escutar nossa ordem aqui, porque esta é a Ordem da Igreja. Estas são coisas que não nos agrada fazer. Coisas que não me agrada fazer, porém que devem ser feitas. Me dou a conhecer nesta fita e lhes digo se feitas. Me dou a conhecer nesta fita e lhes digo que sou eu. Eles me podem ouvir falando e sabem que sou eu. Não vocês; vocês me fizeram estas perguntas e eu lhes dou o melhor que sei da Palavra de Deus.

82 Agora, se estas pessoas se aborrecem e se vão de vocês, que diz a Escritura acerca disso irmão Branham?

83. “Saíram de nós porque não eram dos nossos” ( I João 2:19 ). Isso conclui. Deixaram a igreja. Isso foi o que fizeram. Bem.
Outros não prestam atenção a nada do que dizemos, especialmente os meninos”.

84. Os meninos devem conhecer diferente. Eles devem receber no lar, porém ainda que sejam os meus, meus filhos vem aqui e fazem desordem, eu não quero que vocês lhes batam, Sara, Rebeca, José, Billy ou que for. Vocês me digam e eu me ocuparei do assunto. Se não se podem portar bem, então ficarão fora da igreja até que aprendam a se portarem bem. Isto não é um circo, esta é a casa de Deus. Este não é um lugar para jogar, patinar, escrever notas, rir ou fazer das suas. Esta é a casa de Deus, deve se dirigir corretamente.

85. Você vem aqui para adorar, nem se quer para visitar. Isto não é um lugar de piquenique, não é um lugar de visitas, este é o lugar de visitação do Espírito Santo. Escutem ao que Ele tem que dizer, não escutar-nos mutuamente. Não vimos aqui para ter confraternidade mútua. Vimos aqui confraternizar com Cristo. Esta é casa de adoração. E os meninos devem se disciplinar, e se tem pais, deixa-os saber. Se estes pais dos meninos não escutam o que dizem os diáconos, então estes pais por si devem ser corrigidos.
Temos falado aos pais com respeito a seus filhos e eles não cuidam”.

86. Se eles são membros desta igreja, então devem tomar dois ou três contigo e levem a este pai a uma reunião privada num dos escritórios. A mim não me importa quem seja, se sou eu, o irmão Neville; se é Billy Paul e seu filhinho, se é o irmão Collins e um de seus meninos ou um de vocês. Nos amamos uns aos outros, porém estamos obrigados para com Deus e Sua Palavra. Se é Doc, não importa quem seja. Devemos chamar-lhe a atenção e sermos honestos mutuamente. Como pode Deus tratar conosco se mutuamente não somos honestos? Como vamos ser honestos com Ele? Veem?

87. Esta é uma ordem. Devemos preservar a Casa de Deus e se supõe que os diáconos devem saber como fazer. Veem. E esta é a razão pela qual lhes digo que guardem essas coisas. Chame-os e se você explica aos pais e eles não prestam atenção, nem desejam ouvir-lhe; então consiga outro diácono ou a um dos administradores ou a alguma boa pessoa desta igreja e chame – reúna a toda a Junta de diáconos, diga: o irmão Jones, o irmão Hickerson, o irmão Jackson ou os que forem. Seus meninos estão se comportando mal e já o temos dito duas ou três vezes e eles não prestam atenção.

88. Então chame ao irmão Jones ou ao irmão que for, e diga-lhe: “Lhe amamos e és parte de nós, és um de nós. Vou lhe pôr esta gravação e escute o que o irmão Branham disse acerca disso”. Veem. “Agora, lhe temos pedido que corrija seus filhos”. Veem? “e eles não querem se portar bem e se você não pode conseguir que se comportem bem na igreja, deixe-os com alguém enquanto você vem à igreja, até que eles aprendam a se comportarem na Casa de Deus”. Veem? Mas isto é uma ordem, deve ser cumprida, veem?
Agora, a seguinte pergunta é assim:
Havemos entendido mal?

89. Não senhor; não o tem entendido mal. Isso está correto. O repito de novo. No exército não te perguntam as ordens: “Farás isto?” Se estás no exército, estás obrigado a faze-lo. Veem? E essa é a forma em que eu estou obrigado a pregar o Evangelho. Estou obrigado a defender isto, sem importar-me com o que diga o outro, os irmãos e assim por diante. Estou obrigado a fazer isto. Ainda que tenha que ferir os sentimentos e partir os homens em pedaços, mas se eu…

90. Não queremos ser como Osvaldo, veem? Se não podes estar em desacordo com um homem e logo lhe dar um aperto de mão e ter os mesmos sentimentos por ele, então algo está mal com você. Se não posso estar severamente em desacordo com um homem, seja de um ou de outro lado, e ainda continuar pensando dele o mesmo que Cristo pensaria, pois há algo mal com meu espírito. Não tenho o Espírito de Cristo. Veem?

91. Se ele diz: “Bom, irmão Branham, eu creio que você está ensinando isto e aquilo”.

92. “Bem, irmão, juntemos a ponderar, você e eu. O estudaremos. Iremos ao quarto sós, e consideraremos”. E ele me corta em pedaços e eu tenho que lhe responder certas coisas. Se em meu coração não posso sentir o mesmo por ele, que ainda continua sendo meu irmão e estou tratando de ajuda-lo, então nunca lhe ajudarei. Não há como ajuda-lo. Se não o amo, para que vou ali dentro? Em primeiro lugar diga-lhe: “Irmão, eu não o amo; deixe-me tirar isto de meu coração agora mesmo antes de entrar ai, porque não lhe posso ajudar até que lhe ame”.

93. E isso é certo. Essa é a maneira, ( veem? ), leve-o a cabo. O tens feito, essa é a maneira que deve ser. Vocês nunca o entenderam mal.
O estamos levando em forma errada?

94. Não. Essa é a forma correta de realiza-lo. Que se guarde a Ordem, porque agora ocorre constantemente com os bebês, as mães, meninos e coisas. Eles choram e se molestam muito, interrompem a seu pastor ali em cima. Recordem, vocês são o sustentáculo dele e do Evangelho. Veem? E se estão interrompendo a mensagem do Senhor, que pois farão os diáconos? Igual a um homem falando em línguas. Está em seu dever. E um homem pregando está obrigado à Palavra a essas coisas. Cada um está obrigado a seu oficio. E isso é o que estamos aqui para fazer.

95. Agora, não queremos esperar demasiado e sei que tenho uma entrevista dentro de alguns minutos, assim sendo vou tratar de avançar o mais que puder.
Irmão Branham ( neste cartão há duas perguntas ) na igreja qual deve ser o plano de ação para recolher ofertas para as pessoas? Como se deve fazer isso?

96. Creio que nesta igreja não se deve recolher oferta para pessoas, a menos que seja para seu pastor. E eu creio que se alguém requer a caridade ou algo assim, ou alguém bem necessitado, como de nossos membros aqui ou uma congregação. Digamos que um de nossos irmãos tem algum problema. Bom, creio que se deve anunciar do púlpito e que o pastor seja o que o faça. Creio que é seu dever fazer isso. Algum irmão que esteja necessitado de algo, que ele se apresente à igreja, se é que se tem que recolher desta maneira.

97. Se é alguém necessitado e então você não quer recolher a oferta para as pessoas que estão em necessidade, que se reúna as Juntas e se ponham de acordo sobre certa soma que desejam dar da tesouraria a esta pessoa. Porém às vezes a tesouraria está escassa de dinheiro e não pode cobrir, logo tem que recolhe-la. Bom, que se fale com a Junta, dando a ordem, ao pastor e que o pastor peça para este assunto em particular. Por exemplo: Ontem à noite ocorreu um horrível acidente ao nosso irmão Jones, sua casa foi queimada. Como cristãos esta noite vamos nos reunir. Veem? Cada um de nós faremos um compromisso do que possamos fazer para ajudar para que o irmão Jones recupere sua casa. Veem? O que for. Veem? O que for. Veem? Faremos isso. Que se diga da plataforma, essa é a maneira de faze-lo. E depois que as promessas forem entregues, se deem ao tesoureiro da igreja e a ele mesmo entregam, e se dá um recibo à pessoa por isso, porque eu não sei se isso é deduzível ou não nos impostos. Imagino que é para algo assim.

98. Agora, sucede que entra um estranho. Entra um homem, e diz: “Estou de viagem e me estourou um pneu e quero um novo. Recolham uma oferta esta para um novo”. Agora, isso não se deve fazer. Não. Isso não se faz. E se parece que é uma coisa digna, alguém que você conheça, a Junta pode reunir-se e designar certa quantidade de dinheiro do tesoureiro para comprar um pneu a esse homem ou o que for. Ou se o dinheiro da tesouraria está escasso de dinheiro e a Junta decide que – o pastor não tem nada que ver com isso. Os diáconos são os que devem fazer isto. Veem? Ou a Junta. E agora, se estão de acordo com isso, deem ordem ao pastor para que possa recolher a oferta. Porém note, se é um estranho e é uma emergência em que o indivíduo necessita um pouquinho de dinheiro e tu sentes que por uma justa causa, esta é minha opinião: Se é para uma causa verdadeira e justa e sabes que é para uma causa verdadeira e justa…

99. Primeiramente, se você for e olhar os livros de minha casa das pessoas que vem e dizem que: “Sou o Reverendo Fulano de Tal, de certa igreja em particular, e tive um problema aqui na estrada e necessito de um jogo de pneus”. E sabendo que eu acabo de vir de um serviço e recolhi uma oferta por ali ou algo assim, daria a eles para que consiga o jogo de pneus. E observe por um momento, nunca houve tal ministro, nunca viveu lugar e nos livros há dez ou vinte mil dólares que tenho arrumado nessa forma nestes anos. Nunca soube nada deles, de onde eram? Soube que outros ministros diziam: “Claro, ele me enganou nisto e naquilo outro”.

100. Agora, a igreja não é responsável, somente pelos seus. Isso é correto. São responsáveis pelos seus.

101. Mas se parece uma causa digna e se vocês os administradores dizem: “Bom, esperem um minuto. Este homem está ali em baixo em seu carro. Ocorre isto e este não é de nossa congregação”. Veem? Porém o é. Então se eles querem faze-lo assim e disseram algo especial acerca do estranho…

102. Não é dos nossos. Veem? não de nossa gente. Nossa gente será atendida aqui mesmo entre os nossos, seus irmãos aqui.

103. Porém se alguém de fora diz que tem fome e alguém deseja buscar em seu bolso e dar-lhe ajuda, isso é de tua parte. Porém eu lhes estou falando dos da igreja. E então se pessoas da igreja estão pedindo para fazer, então…

104. Agora, se vocês tem um evangelista, e está aqui pregando, então você toma… você… se entende que antes que ele venha, lhe deem uma oferta ou se lhe pague um salário ou o que ele queira fazer.

105. Agora bem, se esta pessoa está aqui e é uma causa justa, e dois ou três da Junta dirão ao pastor sobre isto, então que o pastor diga: “Certa pessoa está aqui, não o conhecemos. Ele veio e nos pediu ajuda, diz que seus filhos tem fome. Não temos tempo de investigar esta reclamação”. Veem?

106. Se há algo como isso, se há alguma coisa entre os nossos; nossos diáconos vão e investigam essas reclamações. Veem? Então se é digna, façam-no. Se não é digna, não o façam. Não o tem que fazer. Agora bem, se é um homem daqui, que o pastor diga: “Agora, a Junta de administradores me disse que não conhecem a esta pessoa. Porém o homem está assentado aqui e diz que seu nome é Jim Jones ou o que for, e está assentado aqui. Poderia levantar-se Sr. Jones? Agora, Sr. Jones, ao terminar o serviço vá à porta da frente à medida que vão saindo e se alguma pessoa sente em seu coração, qualquer coisa que queiram fazer por este homem, o dão à medida que vão saindo”. Entenderam isso agora?

107. Tem captado isso? Para os que estão nas gravações ( O irmão Collins o perdeu na gravação ) desejo repetir isso outra vez, porque ele é um dos diáconos.

108. Se entrar uma pessoa e é uma emergência e quer uma oferta da igreja, que se reúnam os administradores, ou diáconos e decidam isto, logo diga ao pastor que poderia ser feito nesta forma. Que o pastor diga que não conhecemos a este homem ( chame-o por seu nome ) e que aqui nosso costume é investigar antes de recolher a oferta para a pessoa, e isto é para os nossos. Porém aqui este homem diz que não tem dinheiro e tem uma emergência, tem os filhos enfermos e está tratando de conseguir medicamentos para seus filhos ou o que for a emergência. “Agora, ele está aqui. Senhor, ponha-se de pé”. E que levante e diga: “Agora podem ver quem é ele. Agora, ao concluir o serviço, este homem estará de pé ali na porta da frente e as pessoas que vão saindo e sentem em seu coração de contribuir, estão em liberdade para faze-lo”. Apenas anunciamos na igreja, não o estamos ordenando, só estamos anunciando. Veem? Isso é hospitalidade com os estranhos. Veem? Entendem agora? Muito bem.

109. Agora, creio que isso responde a pergunta.
E acerca das gravações? Agora tem: e acerca das gravações? ( há um ponto de interrogação ) já que muitos estão escrevendo ao escritório e lançando a culpa em você pela ação tomada com as gravações, também concernente a outros venderem as gravações nos arredores da igreja. Não paga o Sr. McGuire direitos exclusivos por isso?”.

110. Muito bem. As gravações são por contratos. Não sei exatamente quando expira o contrato. Isto pertence aos Administradores, não aos diáconos, aos administradores, não ao pastor, aos administradores. Segundo tenho entendido, de vez em quando eles fazem um contrato ( e se isto está mal, que o corrijam os administradores ). Os administradores tem um acordo com a pessoa que está fazendo as gravações, e as gravações são por franquia.

111. Ninguém mais pode fazer gravações, e menos que lhe permitido pela pessoa que tem a franquia. E não se pode vender a menos que o permita a pessoa que tem a franquia. Porque essa é a lei. Veem? A franquia o possui. Veem? E se o que possui a franquia quer deixar ao Fulano de Tal fazer gravações, isso está da parte dele. Se quer que todos façam e vendam gravações, isso depende da pessoa que possui a franquia. Para gravar e vender pelo dono da franquia, então ele está cumprindo com a lei. Pois se não a tem, em si o que tem a franquia te fará responsável – se fosse uma pessoa malvada que quisesse causar algum problema, ele na verdade o poderia fazer. Examine essa franquia. Pois isso é quase como uma propriedade registrada. Veem? A mesma coisa. Não te é permitido faze-lo. Há uma grande multa por fazer isso.

112. Por conseguinte, se as pessoas estão fazendo gravações, talvez tenham um acordo com o Sr. McGuire que tem os direitos com as gravações. Não sei acerca disso, porque não estou o suficiente aqui com vocês para inteirar-me do que são estas coisas e a quem se está referindo. Suponho que o Sr. McGuire ainda as tem, porque ali na Califórnia ou em Arizona onde tenho estado, tenho entendido que ainda continuam comprando gravações desde a Califórnia. O irmão Sothmann é o sogro do Sr. McGuire e nosso irmão aqui na igreja. Creio que o Sr. McGuire ainda tem a franquia.

113. Agora, sempre houveram queixas pelas gravações. Agora quando houver uma queixa, uma queixa em qualquer coisa que pertença às finanças da igreja é obrigação dos administradores se ocuparem do assunto para que se esclareça. Veem? Por nenhum meio deve haver problema. Agora, notem que neste cartão diz que estão escrevendo ao escritório e culpando a você.

114. Francamente tenho tido muitas cartas a respeito e desejo saber por que não podem conseguir suas gravações. Agora, você conhece seu contrato com o que tem a franquia… segundo entendi as gravações… Não ter que ver com elas. Se alguém pode usar as gravações para promover o Evangelho, “Amém”.

115. Porém primeiro o irmão Roberson e o irmão Beeler e alguns deles começaram a gravar e logo o irmão Mercier e o irmão Goad a havia feito por anos. Por certo quando cada um deles já as haviam feito, houveram queixas em cada uma. Porém aparentemente aqui tem havido queixas recentes e grandes por não conseguir as gravações. A gente me tem chamado através da nação, porque as gravações estavam incompletas. Por um instante estava dizendo uma coisa e logo dizia outra coisa e então nem se podia entender o que era.

116. Agora, se esta gente paga por estas gravações, deveriam receber uma gravação genuína. Não me importa o que tenham que fazer para consegui-lo. Nossos irmãos são nossos clientes e assim por diante. Devem ter uma gravação de classe “A”. Agora vocês, administradores, ocupem-se disso: Que esta gente esteja satisfeita. Se não estão satisfeitas, imediatamente se lhes deve devolver seu dinheiro.

117. E alguém me chamou e disse que haviam estado esperando as gravações por meses. Agora, não sei como o irmão McGuire atende isto. Não sei nada disso. Nada sei e não é meu negócio sabe-lo. Esse é negócio dele com os administradores. Agora, não estou tratando de excluir-me, porém só estou dizendo-lhes o que é a lei disto. Veem? A lei é que desde que enviam por elas, se espera que estas gravações estejam a caminho no correio entre um dia a cinco depois que enviam por elas; ou em qualquer momento pode ser cancelada a franquia quando se desobedecem estas ordens.

118. Agora, cada seis meses ou ao ano se espera que se renove este acordo. Devem se reunir no dia particular que diz a franquia que se reúnam, e nesse momento se espera também que venha outras pessoas que vocês notifiquem para que venham com seus acordos os que tem estado solicitando as gravações e que tomem assento e que o ponham em discussão.

119. Agora, estas ordens devem se cumprir, veem? E devem ser cumpridas corretamente porque estão se queixando. Se queixam com Leo e Jene e se queixam com todos. Se queixam com o irmão McGuire e se queixarão com qualquer outro. Assim sendo, inteiremo-nos qual é a queixa.

120. Agora, estas gravações começam a amontoar-se por caixas. Chegam cartas às dezenas, e vejam, elas não se queixam ao que grava as fitas, se queixam de mim. Sempre me lançam a culpa. Agora, como cristão é meu dever ocupar-me de que as pessoas obtenham pelo que pagam. E quero que vocês os administradores se ocupem de que eles o recebam. Cobrem mais se tem que cobrar mais para conseguir melhores fitas ou conseguir uma máquina melhor. Queremos a alguém que grave bem estas fitas. Esse é nosso interesse. As gravações tem que serem bem feitas e o cliente deve estar satisfeito ou deter todo o assunto das gravações. E não teríamos gravações. Que o que queira fazer, que as faça. Porém se vão cobrar por elas, ocupem-se de que recebem o que paga seu dinheiro, porque isso é cristianismo. Isso é mais do que fazem.

121. Agora, quando eles vem aqui para escutar o Evangelho, quero dar-lhes o melhor que sei dar-lhes. Veem? E quando vem aqui, quero ver que todos e cada um se comportem bem, essa é a razão pela qual digo aos diáconos, aos administradores e aos pastores aqui nesta noite que devem cumprir isto ao pé da letra, porque aqui vem pessoas para encontrar a Deus. E temos que ter essas coisas em ordem.

122. E também as gravações devem ser postas num lugar. Se tens que cobrar mais. Se obténs gravações de segunda classe, obtenhas melhores gravações. Se tens que cobrar mais por elas, cobre mais. Que a pessoa obtenha de acordo com o que paga.

123. Não estou interessado no dinheiro, nem num centavo, nem tão pouco o Tabernáculo. Não quero que vocês o estejam, não estejam interessados nisso, nos direitos. Se pagam algo, imagino que tens que recolher uma pequena quantia por ter sido feita aqui. Creio que isso foi algo que eles disseram, e o Sr. Miller e eles, acerca da lei. Temos que recolher certas importâncias e assim sucessivamente. Está com vocês o se ocupar disso. Nada tenho que ver senão o que concordaram. Tomem vocês cuidado disso. Porém eu não posso me encarregar de tudo. Só lhes digo a forma em que deve ser feito. Isso vocês o entenderam. Disse que deve ser feito. Assim sendo, queremos que isto se faça bem.

124. E se tem que tomar uma máquina melhor, pois consigam, se tem que conseguir. Agora, eu lhes disse que a cada missão a que vou, antes de ir lhes notificarei os sermões que tenho de pregar ali. Algo que já fiz e tenho prometido a todos que tenho de regravar no domingo à noite. Antes de pregar uma nova mensagem, primeiro sairá deste tabernáculo, porque parece que se grava melhor. Se recordam disso? Então quando venho pregar as mensagens aqui, logo vou e notifico ao que grava quanto as mensagens que me pediram. Que tenho de pregar esta noite, isto e aquilo outro; e esta noite isto e aquilo outro, para que assim o possam fazer e ter pronto para que os clientes obtenham ligeiro e levem. Fazem uma melhor gravação no serviço por quanto é feito aqui mesmo no tabernáculo, onde as acústicas são boas. Veem?

125. Agora, entro no que vou fazer agora nestas grandes missões evangelísticas em ultra mar e coisas. Eu não posso prometer isso, veem vocês? Não posso prometer que pregarei aqui minha primeira mensagem, porque quando está pregando as mensagens tens que ter algo, perdes o interesse, e seguramente os que escutam perdem o interesse. Tens que fazer algo diferente, veem vocês? E expor à medida que se dá a mensagem. Porém ponham o aparelho em serviço ou o que for, que façam perfeitas estas gravações e uma fita perfeita.

126. E que cada gravação volte a ser posta e inspecionada antes que saiam ou se não, deter o assunto completo. Nem lhes deixe fazer isso; que cada homem faça suas próprias gravações. Veem? Porém faça corretamente. Veem? Assim que, se estas queixas se detém, não as queremos de todo. Se há alguma queixa, que se dê atenção. Então a concluímos.



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